quarta-feira, 29 de abril de 2009

20 de Abril

"Há um fim para tudo mas nem todo o fim tem tudo."
E é bem verdade. Pois é, chegou ao fim. Era de curta duração e foi mesmo. Mas foi muito bom!
Palavras para quê...
Fica tudo no ar... apanhem!!!
Até um dia destes.
Estela Poço

terça-feira, 28 de abril de 2009

Visita ao Hotel Vanguarda






Já com grandes conhecimentos e alguma experiência, fomos ver de perto como é um Hotel.
Fomos muito bem recebidos no Hotel Vanguarda pelo Dr. Luis Rasteiro, que nos mostrou por dentro e por fora o funcionamento do Hotel.
Foi uma experiência agradável poder observar o Hotel não como cliente, mas sim, quem sabe, um futuro Recepcionista de Hotel.
Isto foi possivel no ambito do módulo de Atendimento a Clientes na Recepção com o Formador Hugo Gomes.
Estela Poço

Jantar

Este foi o jantar de despedida onde infelizmente nem todos poderam estar.
Esteve em vias de nem sequer se concretizar com tantas trocas e alterações... mas conseguimos!
Foi no Restaurante Videira e deliciamo-nos com: Lombinhos de pescada com molho de gambas, beijinhos e grelos a acompanhar.
Muito bom Parabéns ao Chefe!!!

Estela Poço

Seia


Situado na vertente ocidental da serra da Estrela, o concelho de Seia é formado por 29 freguesias (115 localidades), ocupa uma área de 436 km2, pertence administrativamente ao distrito da Guarda e, segundo os censos de 2001, tem uma população de 28.144 habitantes.
Elevada à categoria de cidade a 3 de Julho de 1986, Seia é hoje uma cidade em expansão, apostando numa forte dinamização cultural e do turismo da região.

Filomena Freire

Pinhel




Situada numa zona de extrema beleza natural, na região do Rio Côa e seus afluentes, a norte da cadeia montanhosa da Serra da Estrela, rodeada pela Serra da Marofa, a cidade sede de concelho de Pinhel vê no seu nome a influência da grande quantidade de Pinheiros da região.
Daniel Moreira

Fundão


A participação dos fundanenses nos Descobrimentos Marítimos foi uma realidade, destacando-se entre eles Ruy Lopes, que seria, nomeado feitor de Achem. Mas as raízes da urbe devem perscrutar-se bastante mais atrás. Há indícios (hoje em dia com maior sustentabilidade histórica) que vão no sentido de sugerir que as suas cercanias foram habitadas pelo menos a contar do Neolítico, com forte incidência depois, na Idade do Ferro. Em todo o território municipal, há consideráveis sinais do período da Romanização (pontes, calçadas, inumeráveis, inscrições latinas e outros achados arqueológicos) e nas próprias portas da cidade, foi recentemente descoberta uma villa rústica romana (século III?), todavia por escavar.
Sofia Batista

Belmonte

Situada numa encosta da Serra da Esperança, a pouco mais de 1 km da vila de Belmonte (berço de Pedro Álvares Cabral) a Pousada de Belmonte surgiu da recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, sobre uma Ermida construída no século XIII e provavelmente sobre vestígios de antigos lugar de culto pagãos.
A Pousada preserva integralmente toda a herança histórica do convento (classificado em 1986 como imóvel de interesse público), incluindo a arquitectura em anfiteatro, entre os pinhais da Serra da Esperança e uma deslumbrante paisagem sobre a região da Cova da Beira e Serra da Estrela.

Elga Cruz

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Covilhã





A Covilhã é uma cidade portuguesa, porta da Serra da Estrela
É a terra da indústria da lã, de cariz operário, berço de descobridores de quinhentos, hoje uma Cidade com Universidade pública.
Sugestão Restaurante Quinta da Avó
Restaurante inserido no Clube Campo da Covilhã, com duas salas e esplanada coberta com vista para a piscina. As especialidades são inspiradas na cozinha tradicional beirã.
LocalizaçãoQuinta do Covelo Clube de Campo da Covilhã
Especialidades: Entradas: Míscaros da avó. Peixe: Lombinho de truta com molho de amêndoa; Bacalhau da avó e Polvo à Lagareiro. Carne: Lombinhos de porco com Calvados; Panela no forno da Covilhã; Cozido à Portuguesa; Arroz de pato; Bucho de Piódão com migas beirãs; Arroz à Valenciana; Cabritada no forno à Padeiro e Feijoada de cabritinho. Doces: Migas doces; Papas de carolo; Barrigas de freira; Doce de cenoura com ovos-moles e Tiramissú.
Graça Santos

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Gouveia


Gouveia é, sem dúvida, um excelente destino de viagem pelos seus inesquecíveis cenários naturais, e pelo património arquitectónico, artístico e gastronómico. Em qualquer altura do ano, poderá desfrutar-se um ambiente calmo e em simultâneo caloroso, ideal para retemperar as forças e afastar o stress. Isto se não quiser mudar-se, em definitivo, para Gouveia.
Jorge Oliveira

terça-feira, 14 de abril de 2009

English Tea - Chá das cinco

Já ouviu a expressão "chá das cinco"? Na verdade, ele é servido a partir das duas da tarde na Inglaterra. A tradição do chá "inglês" - que vem da Índia ou Sri Lanka - é datada do ano de 1800 e creditada à sétima Duquesa de Bedford, Anna. A história conta que a nobre sentia fome entre o pequeno-almoço e o jantar e, por esse motivo, criou o hábito de tomar chá durante todas as tardes. Mas não pense que a Duquesa se contentou com o simples e puro saquinho de ervas. Para acompanhar, eram servidos sanduíches, bolos, doces, torradinhas e pães doces - scones. Nesse requintado cardápio, foi criada uma ordem que não deve ser quebrada. Primeiro, deve-se comer os sanduíches de queijo, peixe e pepino. Logo após, os scones com geléia de morango e Chantily. Para finalizar, os delicados doces "pastries" de chocolate, tortas, biscoitos escoceses e bolos galeses.
O chá é tomado com um pouco de leite gelado e açúcar. Dependendo da origem, ele pode ser servido com fatias pequenas de limão, como é o caso das ervas vindas da China.
Nas fotos acima podem verificar como foi o "English tea" dos Formandos de R H com a Formadora Cláudia Valente de Língua Estrangeira - Inglês.
Estela Poço

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa Feliz!


O curso de Recepcionista de Hotel deseja-lhes uma Santa Páscoa e que comam poucas amêndoas.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cidade da Guarda a mais Alta de Portugal






Um passeio pelo concelho da Guarda, uma paisagem modelada pelo rio Mondego e recortada pelas paisagens de montanha.

A Guarda, que é Fria, pela neve da Estrela; Forte, pelo seu castelo e muralhas; Fiel, pela lendária resistência do alcaide; Formosa, pelas paisagens de montanha, e Farta, pela fertilidade do Vale do Mondego.


Elisabete Torres e Estela Poço

Sameiro










Freguesia do Sameiro que faz parte do concelho de Manteigas e está integrado em pleno coração da Serra da Estrela estando todo o concelho incluído no parque Natural de Serra da Estrela.
Dada a sua situação geográfica, esta região oferece a quem a visita excelentes condições naturais, ecológicas e paisagísticas que deslumbram quem a visita e que dificilmente se esquece.
Daniel Moreira e José Freixeiro

Miuzela do Côa


A aldeia onde moro chama-se Miuzela do Côa. É uma aldeia muito alegre, atractiva pois proporciona muitas actividades aos jovens e à população em geral.
É uma
freguesia portuguesa, situada na Província da Beira Alta pertencente ao concelho de concelho de Almeida distrito da Guarda, com 14,20 km² de área e 432 habitantes (2001). Densidade: 30,4 hab/km².
Encostada ao concelho do Sabugal, ao qual já pertenceu, a freguesia de Miuzela é a mais distante da vila de Almeida. Situa-se num contraforte da serra das Mesas ao centro de um promontório delimitado pela ribeira de Noemi e do rio Côa.
Durante séculos pertenceu ao concelho de Castelo Mendo, passando, com a extinção deste em 1855, para o do Sabugal até 12 de Julho de 1895, data em que passou para o concelho de Almeida. A região da Miuzela tinha boas condições para a existência do homem pré-histórico. Tem um vasto horizonte, no qual se avistava a caça e o inimigo. Tem grutas e cavernas naturais, nas várias ravinas, e por baixo dos barrocos, tem a água das fontes, correm rios e riachos. Dispunha de carne de javali, de cabras, de gamos selvagens, de coelhos e aves. Havia peixes e rãs nos rios Côa, na Ribeira e nos riachos. Tinha as bolotas dos carvalhos, as castanhas, os mustajos, os abrunhos, as amoras e as ginjas.
Paula Monteiro

Valhelhas










Após instalar-se nesta pequena aldeia e se deliciar com a sua gastronomia, caminhe até à Praia Fluvial e deleite-se calmamente num descanso rejuvenescedor.
O Parque de Campismo tem preparado para si, as estruturas necessárias para que usufrua do melhor, junto ao Rio Zêzere, bem como o Parque de Merendas, não descurando o restaurante e o bar ali situados.
Visite-nos!E sinta-se privilegiado pela paisagem adornada pelos montes verdejantes da Serra da Estrela:

LocalizaçãoE.N. 232 - Valhelhas6300-235 VALHELHAS Distrito: Guarda

Graça Santos e Filomena Freire

Gastronomia da Guarda




Na Guarda a gastronomia é rica e variada baseada na boa tradição beirã.
O caldo de grão e a sopa de castanha, as trutas, o bacalhau à Conde da Guarda, o bacalhau assado à lagareiro, bem regado com azeite novo; as morcelas, os torresmos, o bucho com grelos e cabrito assado em forno de lenha. As cerejas, maçãs, e pêssegos, ainda hoje produzidas nos vales e de sabor inigualável. Para terminar a sua refeição não deixe de provar as deliciosas sobremesas: o arroz doce, o leite-creme, as filhoses e o tão afamado e delicioso queijo da serra.
Jorge Oliveira

Trancoso



Trancoso, situa-se num amplo planalto que prolonga para nascente o sistema orográfico da Serra da Estrela, pela Serra do Pisco, até a plataforma serrana da Nave, dividindo a bacia do Mondego da Bacia do Douro. Constitui o portal de entrada pelo Sul no Parque Arqueológico do Vale do Côa.Esta cidade amuralhada possui um dos mais belos castelos de Portugal oferecendo ainda um vasto património classificado. Ao acercar-se das muralhas vislumbra-se o maravilhoso cartão-de-visita da cidade, as Portas d’El Rei.
Elga Cruz e Sofia Batista

quinta-feira, 19 de março de 2009

Como um Turista na Minha Cidade - Guarda



Foi uma Visita Personalizada, tendo como elemento principal o Turismo Cultural, tendo sido criado um percurso que foi auxiliado por áudio guias.
Visita no Módulo de A.D.R. com o Formador Hugo Gomes.
Estela Poço